sábado, 13 de outubro de 2012


A Caixa de Pandora - A esperança é a última que morre.

Segundo a lenda grega, Prometeu criou o homem de argila e roubou a chama sagrada de Hélio (Deus Sol) para dar-lhe o sopro da vida.
O objectivo era criar alguém para o ajudar a “tomar conta” da sua mãe Gaia (ou seja a Terra). O Homem era imortal e assexuado … e reproduzia-se de forma rápida.
Zangado com esta ousadia (de roubar a chama) Zeus … condenou Prometeu a ficar acorrentado no alto de uma montanha … onde todos os dias um corvo gigante lhe vinha comer as vísceras que depois durante a noite se regeneravam … ficando assim fadado a sentir dores por toda eternidade.
Antes disso acontecer ele deixou uma caixa a seu irmão Epmeteu com todos os males que poderiam atormentar o homem … pedindo-lhe que não deixasse ninguém aproximar-se dela.
Os homens começaram a devastar a Terra … a fim de castigá-los os deuses reuniram-se e criaram a primeira mulher … que foi baptizada como Pandora tendo sido incumbida de seduzir Epmeteu e abrir a caixa.
Na sua criação participaram vários deuses … Hefestos moldou sua forma a partir de argila, Afrodite deu-lhe beleza, Apolo deu-lhe talento musical, Deméter ensinou-lhe a colheita, Atena deu-lhe habilidade manual, Poseidon deu-lhe um colar de pérolas e a certeza de não se afogar, e Zeus deu-lhe uma série de características pessoais.
Pandora conseguiu os seus objectivos … uma noite depois de estar com Epmeteu e este ter adormecido num “sono profundo” ela foi e abriu a caixa deixando escapar os males que nela estavam … mentira, doenças, inveja, velhice, guerra e morte … assustada com tudo isto fechou a caixa antes que saísse a última coisa lá guardada … o mal que acaba com a esperança.
Por isso a esperança é a ultima a morrer.
(Alteração ... )
Duas histórias (Homem e Pandora e Adão e Eva) separadas por muitos anos com tantas semelhanças ... Pandora responsável pelos males do Homem e Eva pela sua expulsão do paraíso ... será mera coincidência? creditos:Guilherme Prado e pensalogoexiste.blogspot.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário