segunda-feira, 19 de novembro de 2012


 Sexta-Feira 13

A superstição que ronda a Sexta-Feira 13 é sem dúvida uma das mais populares … a sua origem remonta a duas lendas da mitologia nórdica misturadas com algumas pitadas da religião cristã.

A primeira lenda nórdica vai nos dar o numero 13 … e conta que foi realizado um banquete em Valhalla (a morada dos deuses nórdicos) para o qual foram convidadas 12 divindades … o deus nórdico do fogo (Loki) ficou chateado por não ser convidado e decidiu fazer uma armadilha de forma a ferir Baldur, o deus preferido do seu pai Odin (Deus dos Deuses).
Dai a ideia de que juntar 13 pessoas à mesa numa refeição dá azar.
A segunda lenda nórdica vai nos dar a Sexta-Feira … e conta que quando as tribos nórdicas foram obrigas a converter-se ao cristianismo a deusa Frigga foi transformada em bruxa e exilada para o alto de uma montanha … para se vingar ela reunia-se todas as Sextas-Feiras com mais 11 bruxas e um demónio (13 ao todo) para rogar pragas aos Humanos.

Ok … aqui já temos a azarada Sexta-Feira 13 … mas ainda há mais … vejamos o resto das coincidências ou talvez não :)

Na religião Cristã sabemos que a Ultima Ceia de Cristo foi realizada com 13 membros à mesa nas vésperas da sua crucificação … que se realizou numa Sexta-Feira … ou seja, mais uma vez, o numero 13 e uma Sexta-Feira.

Na História esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, Sexta-Feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo invejoso Rei Filipe IV de França … os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e mais tarde executados por heresia.

Então vocês acreditam na Sextas-Feiras 13?

Nenhum comentário:

Postar um comentário