sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A Biblia do Diabo

No filme "Constantine" vemos a cena em que John comenta sobre a existência de uma biblia do inferno. Pois bem, tal livro realmente existe e está preservado na Biblioteca Nacional da Suécia.
Seu nome é Codex Gigas , ele é considerado o maior manuscrito medieval do mundo, tendo o incrível tamanho de92 x 50 x 22 cm. Abaixo uma pequena noção de sua dimensão:


Pesando 75Kg, o livro tem 310 folhas de velino(espécie de pergaminho) elaboradas com a pele de nada menos que 160 jumentos.

O livro contém a versão Vulgata latina da bíblia, sem os livro de Actos e Apocalipse. Estão também incluídos a "Enciclopédia Etymologiae" de Isidoro de Sevilha, "Antiguidades Judaicas" de Josefo, "Chronica Boemorum" (Crónica dos Boémios) de Cosmas de Praga , vários tratados (de história, etimologia e fisiologia), uma agenda com necrologia, uma lista dos monges do mosteiro de Podlažice, fórmulas mágicas e outros registos locais. Todo o documento está escrito em latim.

Sob autoria desconhecida o códice fora criado no início do século XVIII, segundo a lenda, por um monge beneditino condenado pela quebra de um voto monástico (votos de pobreza, obediência e castidade, que se devem cumprir para entrar numa ordem religiosa). 
O monge , com medo da punição que lhe aguardava , prometeu em uma só noite criar um livro que glorificaria o mosteiro e que conteria todo o conhecimento humano.
À meia-noite , tendo em vista a sua tamanha loucura e o seu suposto fracasso, ele decide fazer um pacto com o próprio Diabo afim de conseguir o seu objetivo em troca de sua alma.
O diabo concluiu o manuscrito do monge e foi acrescentada uma imagem do diabo como agradecimento pela sua ajuda.


Cidade Celestial
está representada em camadas, cada uma com muitos edifícios e torres(pág 289). A imagem parece ser um símbolo de esperança e salvação, contrastando com o retrato do Diabo.

O retrato do Diabo
A figura de maior destaque no manuscrito está na página 290, ilustra algo que conhecemos imageticamente como um demônio ou até mesmo Lúcifer.




As duas páginas estão lado-a-lado e são as únicas imagens que ocupam todo o espaço da página.


Em um documentário exibido pela "National Geographic" intitulado "A Bíblia do Diabo" pesquisadores investigam diversos aspectos sobre a confecção do manuscrito.
Entre eles o fato de que se somente um escriba o fizera, levaria no aproximadamente 30 anos para confeccioná-lo sem pausas para necessidades fisiológicas, descanso e coisas do tipo. E o que nos impressiona é que durante as pesquisas foi concluído que em todo o decorrer do códice há somente uma caligrafia e um tipo de material(tinta), o que torna um pouco confusa a compreensão científica da execução do manuscrito.

OBS: Além do Codex Gigas também existe uma outra bíblia, conhecida como "Bíblia Satânica (The Satanic Bible)", ecrita por Anton LaVey (criador da Igreja de Satã), em 1969. 




Esta conta com rituais com base no Satanismo de LaVeyque enfatiza Satã como uma força da Natureza.

Abaixo está o documentário do National Geographic completo:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário